I-Scrum

Scrum, XP e outras coisas relacionadas a desenvolvimento ágil

Olá caros colegas,

Trabalho em uma empresa de desenvolvimento web de SC e estamos bastante interessados nas técnicas do scrum. Gostaria de saber se alguém de aqui já teve a experiência de implementar o scrum em uma empresa de desenvolvimento web.

Vamos compartilhar nossas experiências!

Abraço a todos.

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Oi Eduardo,

Particularmente, acho que o desenvolvimento web, por sua dinâmica tanto de requisitos como de tecnologia é um dos melhores ambientes para usar o Scrum. Desenvolvemos recentemente um projeto que consistiu na reformulação do portal da Casa de Cinema de Porto Alegre. Como o projeto foi desenvolvido com mais dois parceiros, um da área de desenvolvimento e outro da área de comunicação, cada um usando sua própria metodologia, nós da BrodTec que fizemos a coordenação usamos uma técnica chamada Stealth. Em resumo, nós usávamos o Scrum e seu ferramental, o cliente era guiado por nós na descrição de suas necessidades que documentávamos em um product backlog, que depois viravam os sprint backlogs. A maior dificuldade, que ainda estamos solucionando, é trabalhar a metodologia com o parceiro de desenvolvimento. O Scrum exige uma interação muito direta entre todos os membros envolvidos e, como neste caso, nosso contato é apenas com o gestor do projeto e não com a equipe, somos às vezes obrigados a fazer correções de rumo depois de um sprint -- coisa que, se usássemos o Scrum integralmente, evitaríamos. Mas isto é uma coisa que estamos tentando com nossos parceiros, já "combinar" os processos utilizados em tempo de proposta. Não podemos forçar todos os parceiros de negócios ao usar o Scrum, obviamente, mas acreditamos que, ao combinar alguns processos básicos que, no fim das contas, traduzem-se em equivalentes do Product Backlog, Sprint Backlog e Burndown Charts, estaremos, na prática, introduzindo mesmo o Scrum em todos os nossos relacionamentos profissionais.

Uma coisa que fazemos e que ajuda muito é já fazer com que a proposta ao cliente seja o reflexo do Product Backlog. O Sprint Backlog buscamos trabalhar como um documento compartilhado no Google Docs (o que alivia um pouco a falta de interação com a equipe de desenvolvimento). O mais complicado é mesmo o burndown chart para as equipes externas... Mas ainda chegamos lá!

Abraços,

Cesar

Responder esta

Fala César,

Obrigado por compartilhar sua experiência. Aqui na A2C (empresa que trabalho) estamos ainda meio que aplicando timidamente, ou seja, quase nada (risos). Temos uma equipe de Rails aqui liderada pelo dono do portal Ruby on Rails brasileiro que já usam algo consistente do Scrum mas ainda quero difundir algo mais sólido do scrum e xp entre toda a equipe de desenvolvimento que trabalha em PHP e como o Framework Symfony. Atualmente estou comprando alguns livros e estou vendo até um curso que parece que vai ter em Curitiba no dia 18.

Uma das dúvidas que as vezes surge entre o pessoal de aqui é em relação a alinhar o Scrum com algo do PMI. Você já teve esta experiência?

Tenha uma ótima semana!

Abraço.

Responder esta

Olá Eduardo,

Eu trabalho na Delta X TI e sou desenvolvedor, nossa equipe está atuando com SCRUM há pelo menos 6 meses, e a cada projeto nós concluimos que o método é realmente muito bom.

O compartilhar da realidade é algo que impressionantemete ajuda muito em vários momentos. Mais reuniões e menos tempo trabalhando, redução de retrabalho e a visibilidade que o Scrum Master e o Product Owner têm por causa dos post-its são grandes destaques que estamos vivendo usando SCRUM.

É preciso ter muita disciplina para seguir o método mais a risca o possível, pois muitas vezes o desenvolvedor sem perceber pode acabar burlando o metodo em algum momento do desenvolvimento, o que acaba atrapalhando um pouco.

É preciso acreditar no método, pois no começo, nós da equipe duvidávamos que ficar menos tempo desenvolvendo e mais tempo conversando faria com que entregássemos os projetos mais rápidamente.

É incrível ver os resultados da aplicação do method, é preciso que todos conheçam bem a teoria do method para não perder tempo no decorrer do processo.

Outra grande vantagem é conseguir medir com maior eficácia o rendimento da equipe. Também é possível ter uma maior noção sobre o quanto uma mesma equipe realmente consegue produzir em um sprint a partir do 4º sprint.

Eu o aconselho a utilizar o método e seguí-lo o mais a risca possível.

Responder esta

eu sou novo no grupo, mas já trabalhei muito com o Scrum e desenvolvimento Web. Qualquer coisa que puder ajudar.

Responder esta

Nos conte então como utiliza, sua experiência, casos, etc.
Estamos muito interessados.

Tiago Augusto Nogueira Coelho disse:
eu sou novo no grupo, mas já trabalhei muito com o Scrum e desenvolvimento Web. Qualquer coisa que puder ajudar.

Responder esta

Qual sua dúvida?? Aplicar SCRUM para desenvolvimento de sistemas seja ela qual for é a forma mais fácil. Segue abaixo um link para você verificar. Uma empresa que desenvolve softwares também.

Abraços.

http://bluesoft.wordpress.com/2008/09/17/como-montamos-o-quadro-do-...

Leonardo Grilo
Trilogic.com.br
Consultor

Responder esta

Por exemplo, o Product Owner pelo que entendi é uma pessoa (da equipe/empresa) que faz saber/cumprir a vontade do cliente não é? Ou seria o próprio cliente?

Pois se for uma pessoa interna e não o cliente, o levantamento de historias (requisitos) teria de ser visto anteriormente com o cliente concorda? Com uma reunião, bate-papo, etc. Senão como o Product Owner poderia saber os requisitos sem ter feito um trabalho de pesquisa com o cliente antes?

Essa parte que ficou meio "no ar" no meu entendimento.

Leonardo Grilo disse:
Qual sua dúvida?? Aplicar SCRUM para desenvolvimento de sistemas seja ela qual for é a forma mais fácil. Segue abaixo um link para você verificar. Uma empresa que desenvolve softwares também.

Abraços.

http://bluesoft.wordpress.com/2008/09/17/como-montamos-o-quadro-do-...

Leonardo Grilo
Trilogic.com.br
Consultor

Responder esta

Olá e boa tarde nobres colegas!
Na empresa em que trabalho, começaremos a implantar o SCRUM. Eu como gerente de projetos TI serei o responsável por apresentar o Framework à equipe, e a partir de então começaremos a adotá-lo em nossos projetos de desenvolvimento. Estou finalizando a leitura de um ótimo livro do Henrik Kniberg (SCRUM E XP direto das trincheiras) alguém já leu aqui? Achei um livro bem objetivo e com uma linguagem bem simples! Muito bom!
Fiquei na curiosidade também, quanto a pergunta de um amigo acima sobre alinhar o PMI ao SCRUM ou vice-versa, tendo em vista que estou estudando para tirar essa certificação (PMI).
Aos amigos que já utilizam o Scrum há tempos, sabem dizer se o SCRUM MASTER da empresa utiliza em conjunto processos do PMI?

Responder esta

Bom dia Aldo,
conheço pouco de PMI e sou novo no SCRUM, mas vou arriscar uma resposta dizendo que acho pouco provável que algum processo PMI se encaixe. Principalmente pela natureza burocrática e documental do PMI e a falta de hierarquias e documentação no SCRUM. Outra coisa que notei na tua pergunta foi a menção ao "SCRUM MASTER da empresa", idealmente cada equipe SCRUM vai ter um SCRUM MASTER dedicado ao invés de um que centralize a função em várias equipes.

abraço

Aldo Rocha disse:
Olá e boa tarde nobres colegas!
Na empresa em que trabalho, começaremos a implantar o SCRUM. Eu como gerente de projetos TI serei o responsável por apresentar o Framework à equipe, e a partir de então começaremos a adotá-lo em nossos projetos de desenvolvimento. Estou finalizando a leitura de um ótimo livro do Henrik Kniberg (SCRUM E XP direto das trincheiras) alguém já leu aqui? Achei um livro bem objetivo e com uma linguagem bem simples! Muito bom!
Fiquei na curiosidade também, quanto a pergunta de um amigo acima sobre alinhar o PMI ao SCRUM ou vice-versa, tendo em vista que estou estudando para tirar essa certificação (PMI).
Aos amigos que já utilizam o Scrum há tempos, sabem dizer se o SCRUM MASTER da empresa utiliza em conjunto processos do PMI?

Responder esta

Olá Eduardo
Atualmente trabalho para uma empresa do ramo gráfico, no setor de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Estou em alguns projetos puramente de desenvolvimento web (PHP/Mysql/Postgres/Apache/etc) e estamos bem envolvidos com scrum. Tivemos que adaptar algumas coisas por termos uma equipe pequena (3 desenvolvedores e um cordenador fazendo papel de scrum master), embora não tenham havido maiores problemas.
Basicamente temos no máximo 2 desenvolvedores no mesmo projeto, As scrum meetings são mais curtas, devido ao numero de pessoas. ainda estamos experimentando algumas métricas para aperfeiçoar nossa estimativa de tempo de tasks (nossos 'sprint backlog items').

Responder esta

Responder esta

RSS

Sobre

Cesar Brod Cesar Brod criou esta rede social no Ning.

Badge

Carregando...

© 2009   Criado por Cesar Brod no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço