I-Scrum

Scrum, XP e outras coisas relacionadas a desenvolvimento ágil

Cesar Brod

Raízes do Scrum: Influências #4 (Fred Brooks)

Quem trabalha com desenvolvimento de software e não conhece o The Mythical Man Month, do Frederick Brooks, foi à Roma e não viu o Papa, ou veio à Porto Alegre e não conheceu o Olímpico Monumental. O livro de Fred é referência básica para a gestão de desenvolvimento e, claro, uma das bases do Scrum.

No final dos anos 80 Fred escreveu, no artigo No silver bullet, que há apenas duas coisas que fazem com que um software seja rapidamente desenvolvido: pessoas inteligentes e permitir que o software evolua naturalmente. Ele diz que prefere trabalhar seis meses, sem nenhuma especificação, do que ter três anos para trabalhar com a especificação completa de um software.

Segundo Jeff Sutherland, uma das coisas que sabemos é que, metade do que vamos desenvolver, jamais será usado em um projeto clássico de software. Então, o melhor é descobrir logo o que não é necessário e nem perder tempo com isso: "Isso economizará um monte de dinheiro para a nossa empresa, tornando-a mais lucrativa. E se você fizer isso da maneira correta, o cliente também ficará mais feliz."

Isso me faz lembrar muito do Professor Eloni Salvi, a quem reportei-me diretamente enquanto eu coordenava, na Univates, o desenvolvimento de projetos como o Sagu, o Gnuteca e outros. Muitas vezes ele chamava-me a atenção para pedidos de desenvolvimento vindos dos usuários: "monta só umas telas para eles testarem e darem algum retorno, ou só faz o protótipo com uma planilha de cálculo ou coisa parecida. Se eles quiserem mesmo isso, vão ajudar com mais sugestões.". Nesse processo, muitas vezes o usuário, com nossa ajuda, ou por conta própria, descobria que não era exatamente aquilo que queria, ou que sequer precisava daquilo que havia solicitado pois havia como obter a informação de outra maneira, no mesmo sistema que já tinha à disposição.

Compartilhar Twitter

Responder esta

Respostas a este tópico

Agora é oficial! A BrodTec está traduzindo para a Campus Elsevier o The Mythical Man Month, do Fred Brooks!

Responder esta

Responder esta

RSS

Badge

Carregando...

Eventos com a participação da BrodTec

Carregando feed

© 2010   Criado por Cesar Brod no Ning.   Crie uma Rede do Ning!

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço